Filtro saturado perde a função e pode ser um transmissor de doenças para os ocupantes do veículo
Manter o ar-condicionado em perfeito funcionamento não ajuda apenas preservar o interior do veículo fresco e agradável nos dias de muito calor ou desembaçar os vidros quando a chuva aperta. O equipamento é fundamental também para preservar a saúde dos ocupantes.
O filtro do ar-condicionado é responsável por impedir a passagem de carbono, silício, ácaros e poeira proveniente de outros componentes do automóvel, como das pastilhas de freio, por exemplo. Quando saturado, este filtro perde totalmente a eficiência e pode se transformar em um propagador de colônias de fungos e bactérias.
Quais os sinais de que algo está errado?
Nas revisões programadas a cada 10.000 km ou 12 meses (aquele que acontecer primeiro), os especialistas fazem uma análise do sistema e sugerem, quando necessário, a limpeza completa do ar-condicionado.
No entanto, em alguns casos, o próprio motorista pode identificar que algo não está perfeito com o sistema. De acordo com o engenheiro Erwin Franieck, diretor-presidente do instituto SAE4Mobility, um odor diferente logo ao ligar o ar é um sinal de que chegou o momento de fazer uma limpeza em uma oficina especializada.
Nos carros com ar-condicionado que utilizam compressor com correia é importante observar se há algum ruído. Caso sim, talvez seja necessário fazer a substituição do elemento ou apenas uma manutenção preventiva.
Já nos sistemas que têm acionamento do compressor de forma elétrica, a orientação é observar se há variação de energia, que é possível ser notada, por exemplo, a partir de uma oscilação na marcha lenta.
O fato de o ar-condicionado não estar gelando o ambiente também é um sinal de que algo está errado. A hipótese mais comum é o vazamento do elemento responsável por refrigerar o habitáculo.
Já os proprietários de veículos que rodam em locais onde há muita poeira, a atenção precisa ser redobrada, pois um serviço de reparo antecipado pode ser necessário por conta do uso mais severo do automóvel.
Como preservar o ar-condicionado?
Para garantir que o ar-condicionado funcione perfeitamente sem a necessidade de manutenção precoce, Franieck sugere que o sistema seja utilizado com certa frequência, evitando muito tempo de inatividade. Também é importante evitar que o ar-condicionado trabalhe continuamente por longos períodos em limites de temperatura e refrigeração.
Autor: Autoesporte
Ver original: https://autoesporte.globo.com/manutencao/noticia/2022/06/realizar-a-manutencao-periodica-do-ar-condicionado-preserva-o-sistema-e-faz-bem-a-saude.ghtml