A corrente elétrica gerada por uma bateria é produzida quando é feita uma conexão entre os terminais positivos e negativos. Quando os terminais estão ligados, uma reação química é iniciada no interior da bateria e gera eletrões para fornecer a corrente da bateria.
A redução da temperatura provoca reações químicas mais lentas, deste modo sempre que a bateria é usada a uma temperatura baixa menos corrente é produzida do que a uma temperatura mais elevada. Saiba como aumentar as possibilidades de não ficar sem bateriae como arrancar com bateria fraca.
O tempo frio pode afetar a bateria do seu carro, por isso é importante estar preparado para a temporada de inverno e atento aos problemas que daí possam advir. Se suspeitar que a bateria possa estar drenada devido a um intervalo de utilização de vários dias, antes de liga-lo feche as portas do carro e desligue todos os “acessórios”, isso inclui a ventilação, o aquecedor, o rádio e as luzes. Isso vai ajudar a maximizar o seu potencial de arranque. Se nesse intervalo em que não circulou com o carro, o tem colocado em funcionamento, por cerca de 20 minutos de cada vez, vai obter algum benefício para que a bateria não esteja drenada.
Gire a chave para iniciar a marcha do motor, mas não tente por mais que 10 segundos, o excesso de trabalho do motor de arranque pode provocar um sobreaquecimento. Se o motor não iniciou a marcha, espere um ou dois minutos antes de tentar começar de novo. Isto dá tempo à bateria para se recuperar a nível de carga e principalmente, esse intervalo permite que o motor de arranque arrefeça.
Se o motor parece que está quase a pegar, mas parece lento, faça uma pausa, como indicado acima e tente novamente. Se o motor de arranque não fizer qualquer movimento de rodar o motor, significa que a bateria está descarregada e você vai precisar de, ou carrega-la ou pô-lo a trabalhar de “empurrão”.
Esta última hipótese só deverá ser feita se a carga da bateria permitir acender o painel de forma normal, caso não acenda a bateria provavelmente não terá capacidade para fazer o motor trabalhar. Esta opção também não funciona num carro que seja automático.
Situação de frio extremo e desespero de causa
Se depois de tentar “muitas vezes” colocar o motor em funcionamento o motor de arranque ainda é demasiado lento para que entre em funcionamento, pode ser necessário aquecer a bateria. Você pode fazer isso removendo-a e levando-a para dentro de casa, mas esteja ciente de que você pode ter uma indicação de falha por algum tempo depois que ela for reinstalada.
Esta operação não irá prejudicar o veículo. Num clima muito frio, pode demorar até 2 horas para aquecer a bateria o suficiente para aumentar a amperagem disponível. Este aquecimento deverá ser feito de forma natural e não com recurso a fontes externas de calor, pois se for exposta a fontes externas muito quentes poderá provocar uma explosão.
Consulte o manual do seu carro
Quase todos os veículos têm instruções de arranque a frio no manual que instruem a use uma pequena quantidade de acelerador para ajudar com uma partida a frio. Consulte o Manual do Operador do seu veículo para obter mais informações.
Se você não tiver o manual do proprietário para o seu carro, você pode encomendar um num agente da marca do seu carro, encontrar um em uma sucata. Também existem muitos manuais do proprietário disponíveis online. Experimente digitar “manual do proprietário do carro” seguido da marca e modelo do seu carro, num motor de busca respeitável e procurar nos resultados relevantes.
Ver Original: http://www.circulaseguro.pt/educacao-rodoviaria/tempo-frio-bateria